O Evento

O que esperar da edição de 2017

BRASÍLIA, A CAPITAL POLÍTICA DO BRASIL, RECEBE A EXPOCATADORES

Em sua oitava edição, a Expo Catadores 2017 é um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Voltada para todos os profissionais e interessados pela reciclagem, a Expo Catadores tem como público principal as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Neste ano, a Expo Catadores terá os seguintes objetivos:

  1. Promover a mobilização, articulação e integração dos catadores de materiais recicláveis, com vistas ao seu fortalecimento produtivo, econômico e social;
  2. Divulgar novas tecnologias voltadas a fortalecer e qualificar a participação dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem;
  3. Promover a integração dos atores envolvidos na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010); e
  4. Divulgar experiências exitosas de coleta seletiva, reciclagem, logística reversa e outras relacionadas a cadeia da reciclagem.

 

A nova marca da expocatadores

A marca da Expocatadores mudou e o catador foi fonte principal da inspiração criativa nesse processo. Eles veem a possibilidade, a transformação e a oportunidade nos resíduos e no que a maioria da população considera terminado. Para o catador, o resíduo é só o começo de um novo processo, e a nossa marca representa exatamente isso: várias peças isoladas que, em suas mãos, viram letras, ornamentos, palavras e passam a assumir um significado maior. Imagine essa marca como produto das mãos trabalhadoras dessa gente que tem tanto a ensinar para o nosso país.

“Nossa marca representa exatamente isto: várias peças isoladas que, em suas mãos, viram letras, ornamentos, palavras e passam a assumir um significado maior”.

Sobre o tema da edição 2017

A Expo Catadores 2017 terá como tema central:

“Reciclagem Popular: o papel dos catadores na defesa do Planeta”.

No mesmo sentido, os debates e diálogos que acontecerão no âmbito da Expo Catadores 2017, serão aglutinados a partir de três eixos:

  1. A Gestão de Resíduos na agenda mundial e o desafio da preservação do Planeta;
  2. O papel dos catadores e catadoras na construção do uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Planeta; e
  3. A Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e seu Impacto Ambiental.

EXPOCATADORES, MAIS DE 7 ANOS DE HISTÓRIA

A Expo Catadores  é um  evento anual, que está em sua oitava edição e tem sido um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Somando-se o público de todas as edições já realizadas da Expo Catadores, o evento já contou com um público, até hoje, de mais de 20 mil participantes, entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes, vindos de todo o território brasileiro, América Latina, Caribe, Índia, Ásia e África. Voltada para todos os profissionais e interessados pela reciclagem, a Expo Catadores tem como público principal as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

Tradicionalmente, o evento se organiza a partir de dois eixos:

  1. Feira de negócios: voltada a oportunizar espaço para a apresentação de novas tecnologias e ferramentas que contribuam para qualificar o processo produtivo e de gestão das organizações de catadores, a feira conta com a participação de diversas empresas que atuam no mercado da reciclagem, o que a tornou, além de um espaço de exposição, também um espaço de realização de negócios.
  2. Espaço de reflexão, formulação e debate: no curso do evento, são realizados seminários, palestras, oficinas e outras atividades de debate, voltadas a troca de experiências, apresentação de políticas públicas, projetos de caráter privado e outras iniciativas destinadas à qualificação técnica, produtiva e ao desenvolvimento econômico e social dos catadores de materiais recicláveis do Brasil, América Latina e de outras partes mundo.